29 de nov. de 2010

O início de um novo ano litúrgico e o Evangelho segundo São Mateus

Com o primeiro Domingo do Advento, inicia-se um novo ano litúrgico, o ano A. A atribuição de A, B e C a cada ano litúrgico que se sucede, modifica as leituras de cada liturgia ferial e dominical, de forma a lerem-se todas as passagens fundamentais do Antigo e do Novo Testamento ao longo de um ciclo de três anos.

O Ano A é dedicado ao Evangelho de São Mateus, cuja leitura decorre durante as liturgias feriais e, principalmente, ao longo dos Domingos do Tempo Comum, bem como em algumas festas e solenidades ao longo do ano.

Pensei abraçar um trabalho de oração, leitura e reflexão sobre o Evangelho de São Mateus, dedicando um tempo semanal a um ou dois capítulos deste Evangelho. Inicialmente, pensei em fazê-lo a título privado, mas depois pemsei em partilhá-lo convosco, convidando-vos a acompanharem-me nesta oficina de estudo.
Aguardo assim, as vossas descobertas, comentários, correcções e perguntas, para que todos fiquemos sempre um pouco mais ricos em sabedoria sobre a Palavra do Senhor.

Ao longo desta semana, vou escrever-vos sobre alguns factos relacionados com o Evangelho, de forma a iniciarmos a leitura do primeiro capítulo ao longo da II semana do Advento.

Que a luz de Cristo vos aqueça nesta semana!