30 de nov. de 2012

UMA LEITURA DO EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS - Introdução

Inicia-se um novo ano litúrgico, no enquadramento do Ano da Fé que teve início no passado dia 11 de Outubro. A liturgia deste novo ano pertence ao Ano C, último ano do ciclo. Os Evangelhos do tempo comum são sobretudo retirados do Evangelho segundo São Lucas, sobre o qual vamos ler e reflectir ao logo do ano. Mas, primeiro, abordamos alguns dados sobre este Evangelho e o seu autor.

O Evangelho segundo São Lucas (LUCAS) e o livro dos Actos dos Apóstolos formam um conjunto composto pelo evangelista Lucas. O Evangelho apresenta o caminho de Jesus e os Actos apresentam o caminho da Igreja, formando no seu conjunto, o caminho da salvação do povo de Deus.
Geograficamente, o centro da acção é Jerusalém: esta cidade é o ponto de chegada de Jesus, onde se realiza plenamente a Sua missão na morte e ressurreição, e é o ponto de partida do caminho da Igreja, de onde partem os Apóstolos na Sua missão evangelizadora pelo mundo.

Sobre a origem e o autor

Segundo a tradição, o autor deste evangelho era Lucas, um médico gentio, logo não-judeu, convertido ao cristianismo. Pensa-se que possa ter sido discípulo de Paulo, pois surgem várias passagens em Actos sobre as missões de Paulo em que o narrador fala na primeira pessoa do plural, marcando a sua presença nestes acontecimentos. Além disso, pelo estilo de escrita, seria um homem instruído do mundo helenista, um artista dedicado e um historiador atento. Acima de tudo, ele é um crente que encontrou a salvação em Jesus Cristo, e a quem somente interessa segui-l’O.

LUCAS terá sido redigido por volta de 80-90 d.C., e era dirigido principalmente aos cristãos gentios (gregos), representados por Teófilo (Lc 1, 3), transparecendo este facto na língua, estilo, maneira de escrever e mentalidade presente na escrita. A língua principal é o grego, sendo mais semita quando cita as palavras de Jesus em aramaico ou hebraico. Apresenta narrações, parábolas, milagres e outros textos com as suas próprias introduções e conclusões, que não encontram paralelo nos outros evangelhos. Situa várias cenas em alturas que considera mais significativos (e.g. pregação na sinagoga de Nazaré muito antes do que em MATEUS). LUCAS tem uma preocupação mais ligada com o significado dos acontecimentos do que com a sua cronologia. A principal fonte utilizada por LUCAS, além dos testemunhos reais recolhidos, terá sido o Evangelho segundo São Marcos.

Sobre os objectivos e o conteúdo

LUCAS é uma história iluminada pela fé que apresenta a Boa-Nova da salvação centrada na pessoa de Jesus Cristo. Pensa na Igreja, cujos membros são chamados a acolher a mensagem salvadora na alegria e na conversão do coração. Por isso, é o Evangelho da misericórdia, da alegria, da solidariedade e da oração. A Boa-Nova transforma a vida das pessoas que a acolhem. A sua principal preocupação era mostrar que tanto os gentios e os marginalizados como os judeus fazem parte do plano de salvação de Deus realizado por Jesus Cristo. Por isso, este Evangelho louva figuras gentias como exemplos de fé, tais como o centurião romano e o samaritano, e mostra como Jesus amava as mulheres e os pobres, grupos marginalizados pela sociedade, tais como através dos episódios sobre mulheres (e.g. Maria e sua prima Isabel) ou sobre o pobre Lázaro, e perdoava os pecadores, como Zaqueu. Jesus em LUCAS é misericordioso, compassivo, com especial interesse pelos pobres, pelas mulheres e pelos não-judeus, é o “Senhor”, o “Salvador”. Em cada página de LUCAS irradia a alegria de Deus em salvar todos os homens. LUCAS apresenta um género “parenético”, pois na sua obra a exortação individual, religiosa e moral tem um lugar especial. Define a vida do discípulo pela conversão, pela caridade fraterna, manifestada na esmola, na oração, na renúncia e, sobretudo, na alegria do acolhimento da Palavra.

O tema central é a obra e pessoa de Jesus, mas com uma originalidade que se desdobra em etapas: os anúncios no Antigo Testamento e as mensagens no Evangelho da Infância; na realização destes anúncios durante a vida terrena de Jesus; no período que começa com a Páscoa em que Jesus actua como Senhor pelo Espírito.
A estas três etapas correspondem três fases sucessivas no percurso de fé do povo de Deus: Israel antigo, que detém as promessas de um Messias Salvador; os crentes que respondem ao chamamento de Jesus e se reúnem à sua volta; a Igreja convocada pelos Apóstolos a partir do Pentecostes.
LUCAS foi o que mais marcou as fases sucessivas da História da Salvação mas, ao mesmo tempo, proclama o “hoje” da salvação.



Estrutura do Evangelho segundo São Lucas

LUCAS é um dos Evangelhos sinópticos, organizando a vida de missão de Jesus no espaço de um ano, com uma única ida a Jerusalém. Divide-se da seguinte forma:

1ª Parte – Prólogo (1, 1-4): Anuncia o tema e o fim da sua obra.
2ª Parte – Evangelho da infância (1, 5 – 2, 52) de Jesus Cristo e de João Baptista.
3ª Parte – Preparação para o ministério (3, 1 – 4, 13) de Jesus.
4ª Parte – Ministério de Jesus na Galileia (4, 14 – 9, 50): Jesus com as multidões, com os primeiros discípulos e com os adversários; ensino dos discípulos e associação aos Doze.
5ª Parte – Subida de Jesus a Jerusalém (9, 51 – 19, 27): Jesus chama Israel à conversão.
6ª Parte – Ministério de Jesus em Jerusalém (19, 28 – 21, 38): ensino de Jesus no templo.
7ª Parte – Narrativa da Paixão (22, 1 – 23, 56).
8ª Parte – Narrativa da Ressurreição (24, 1-53).