5 de jul. de 2011

Peregrinação à Terra Santa


Lugares do Baptismo de Jesus e Ministério na Galileia


Monte Nebo

“Esta é a terra que jurei dar a Abraão, Isaac e Jacob.
Dá-la-ei à vossa descendência.
Viste-a com os teus olhos, mas não entrarás nela.”
(Dt 34, 4)


Deste monte imenso, avista-se o Mar Morto e a Terra prometida. Uma mancha verde perto do mar revela Jericó, o lugar povoado mais antigo do mundo. Após quarenta anos no deserto, certamente o povo de Deus deve ter-se emocionado com tal visão. E Moisés sentiu finalmente que tinha cumprido a missão para a qual Deus o chamara.


Rio Jordão - Betânia

“Quando saía da água, viu serem rasgados os céus e o Espírito descer sobre Ele como uma pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho muito amado, em Ti pus todo o meu agrado.”
(Mc 1, 10-11)


Mergulhar os pés nesta água fresca, e pensar que o Senhor aqui esteve, foi baptizado nestas águas… Recordando e renovando as promessas do Baptismo, sinto o Senhor mais presente em mim, renovando e actualizando o meu Espírito para uma vida cheia d’Ele.
 

Jericó

Seria este o sicómoro que Zaqueu subiu para ver o Senhor?


“Zaqueu, desce depressa, pois hoje tenho de ficar em tua casa.”
(Lc 19, 5)

Jesus tinha de ficar em casa de Zaqueu. O Senhor foi ao encontro de Zaqueu para o salvar, tal como vai ao nosso encontro todos os dias. Ao acolhê-l’O em sua casa, Zaqueu mudou a sua vida, salvando-a pela sua conversão.


Mar da Galileia


“Vinde comigo e Eu farei de vós pescadores de homens.”
(Mt 4, 19)

Também conhecido na Antiguidade como Lago Kinneret devido à ter a forma de uma harpa (“Kinne” = harpa), é uma das mais baixas depressões do mundo, junto com o Mar Morto. Nestas águas, Jesus navegou com os Apóstolos, pescou, molhou os Seus pés, caminhou sobre as águas… Tocar e navegar nestas águas é viver um pouco todos os acontecimentos da Sua vida na Galileia.



Monte das Bem-aventuranças - Galileia

“Exultai e alegrai-vos, porque grande será
a vossa recompensa no Céu”
(Mt 5, 12)


As aves cruzam o ar e o monte está colorido pelas flores da primavera. Ouvem-se os seus cantos e compreende-se bem o ambiente que estaria no Sermão da Montanha. “Olhai as aves do céu…”, “Olhai os lírios do campo…”, Jesus estaria a dirigir o olhar para todas as maravilhas da criação enquanto ensinava os discípulos.
O caminho para Deus é o caminho da simplicidade, abraçando o que Ele nos dá gratuitamente, vivendo a beleza da Sua criação.


Casa da sogra de Pedro e sinagoga - Cafarnaum

“Tocou-lhe na mão, e a febre deixou-a.
E ela, levantando-se, pôs-se a servi-l’O.”
(Mt 8, 15)


Jesus toca-nos pela Sacramentos, despertando-nos para a Salvação de uma vida nova em comunhão com Deus. Assim como a sogra de Pedro é curada para uma vida de serviço ao Senhor, também os Sacramentos nos tocam e inspiram a servir a Deus pelos nossos gestos de amor.


Igreja do Primado Pedro (Mensa Christi) - Tabgha

“Simão, (…)Tu amas-me?
Pedro respondeu: “Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo.”
Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas.”
(Jo 21, 15)
 
… Onde Jesus teria feito a fracção do pão e dado aos Apóstolos antes da Ascensão aos céus…
… Onde Pedro teria feito a sua tríplice confissão de amor ao Senhor, e d’Ele recebido a sua missão de Pastor da Igreja…
… Onde pudemos pousar os nossos pés na água do mar da Galileia e onde imaginámos os passos do Senhor sobre as águas…


Basílica da Transfiguração – Monte Tabor

“Mestre, é bom estarmos aqui.”
(Lc 9, 33)


Como é bom estar neste monte. A vista é imensa, vendo-se uma imensa planície de cultiva a toda a volta, uma terra tão verde e rica.
Jesus subiu com Pedro, Tiago e João ao Monte e transfigurou-se, revelando a sua condição divina. O ambiente em si já nos faz imaginar o que será “tocar” um pouco o céu, mas como seria ver Jesus como uma luz imensa, junto com Moisés e Elias, a Lei e os Profetas!