28 de dez. de 2010

Dados históricos

O primeiro manuscrito conhecido do Evangelho de S. Mateus (Biblioteca Apostólica Vaticana ou Arquivo Secreto do Vaticano) está em língua grega, tendo sido escrito depois do Evangelho de S. Marcos. Mas como se chega a esta afirmação? Uma das premissas muito interessantes é que o Evangelho de S. Mateus já incorpora relatos da destruição de Jerusalém, ajudando os biblistas e especialistas a datar com maior precisão a sua possível redacção. Contudo, várias teses actuais comprovam e contradizem a concreta datação do manuscrito. Este livro é assim, um verdadeiro best-seller dos Evangelhos.

Um dos primeiros e mais antigos relatos do Evangelho de S. Mateus foi feito por St. Inácio de Antioquia, no ano 110 d.C., presumindo-se assim que tinha sido redigido entre os anos 80 a 90 d.C.

Como curiosidade extra, acrescenta-se que os escritos mais antigos do Novo Testamento são as Cartas aos Tessalonissensses. O autor deverá ter sido um judeu convertido para o cristianismo, pois está muito familiarizado com linguagem e escrita do Antigo Testamento. A sua escrita revela muito este conceito, presumindo-se que a comunidade destinatária para onde escrevia deveria ser uma comunidade mista (cristãos e judeus), mas bastante aberta.

O Evangelho de S. Mateus pode subdividir-se em 5 grandes discursos:

- Sermão da Montanha (Cap. 5 a 7)

- Sermão de Envio e Missão (Cap. 10) – A sessão dos milagres.

- Sermão das Parábolas (Cap. 13) – A sessão dos peixes.

- Sermão Eclesial (Cap. 18) – o caminho para Jerusalém. A sessão das polémicas.

- Sermão Escatológico (Cap. 24 a 25) – fala-se do final dos tempos: parábola dos talentos, bodas, etc.

Grandes partes das passagens de S. Mateus estão em S. Marcos e algumas em S. Lucas. O que difere entre si é a composição e como estão apresentados os diálogos/discursos. S. Mateus, por norma, agrupa por significados, por temas/bases os ditos de Jesus Cristo.

Nota de autor: um bom complemento para a análise teológica deste Evangelho é o livro “Jesus de Nazaré” de Joseph Ratzinger/Papa Bento XVI (2007, Esfera dos Livros). O livro começou a ser escrito em 2003, quando o Cardeal Joseph Ratzinger ainda era o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé mas curiosamente foi concluído apenas em 2007, assinando já como Papa Bento XVI. Deve ser das poucas monografias do mesmo autor efectivo com duas assinaturas diferentes.

Um comentário:

  1. Olá! Muito obrigada pelo vosso post. Uma pergunta: há cerca de dois anos vi um documentário (penso que era da BBC) sobre a descoberta de um excerto do Evangelho de São Mateus, cuja datação o colocaria no tempo do testemunho, ou seja, durante a vida dos Apóstolos,
    entre os anos 60-70 da nossa era. Têm algum conhecimento sobre isto? Será que alguma redacção dos Evangelhos teria de facto sido feita tão cedo?
    Abraço-vos com votos de um 2011 vivido cada dia na graça de Deus.

    ResponderExcluir