6 de dez. de 2010

Sobre a origem e estrutura do Evangelho segundo São Mateus


Origem e data

Pensa-se que a versão original do Evangelho segundo São Mateus seja proveniente da Síria, da cidade de Antioquia ou da Fenícia, locais onde existia grandes comunidades judaicas. Calcula-se que o Evangelho tenha sido redigido entre o ano 80 e o ano 90 da nossa era, após a destruição de Jerusalém.

Autor

Atribui-se a redacção do Evangelho a Mateus, Apóstolo de Jesus Cristo, também conhecido como Levi, cobrador de impostos (Mt 9, 9-13; Mt 10, 3), embora esta seja uma questão discutida pelos teólogos e historiadores. O autor seria, pelo menos, alguém conhecedor das Escrituras e das tradições judaicas, devido aos pormenores que apresenta no decurso das passagens do Evangelho, provavelmente, um letrado judeu que se teria tornado cristão. Estes atributos são plausíveis com as origens e com a ocupação de Mateus.

Teologia

É o Evangelho do Reino de Deus e da Igreja. Aliás, é o único Evangelho que usa a palavra “Igreja”, e fá-lo mais do que uma vez (Mt 16, 18; Mt 18,17). Apresenta-nos a Cristologia primitiva: Jesus é o Salvador esperado, o Mestre por excelência, que ensina com autoridade e interpreta as Escrituras, aperfeiçoando o seu significado à luz da Boa Nova; Jesus é o Messias que inaugura o Reino de Deus e investe a comunidade dos discípulos – a Igreja - do seu poder salvífico. O Evangelho segundo São Mateus leva-nos à descoberta de Cristo ressuscitado e da Sua presença divina na comunidade eclesial.
O Evangelho segundo São Mateus é representado, segundo a iconografia tradicional, por uma figura humana. Esta representação foi sugerida por São Jerónimo, no séc, V, tendo como referência a passagem do livro do Apocalipse (Ap 4, 6-7), que retoma uma visão do profeta Ezequiel sobre o fim dos tempos (Ez 1, 5-12), em que a majestade divina encontra-se rodeada de quatro viventes, cada um com um rosto diferente (homem, leão, touro e águia). São Jerónimo associou a primeira face a Mateus, pois este inicia o Evangelho falando de Jesus como um homem, referindo-se à Sua genealogia.


Estrutura 

O Evangelho segundo São Mateus é constituído por um prólogo, o Evangelho da Infância (Mt 1,1 – 2, 23); cinco discursos ou cadernos sobre o anúncio do Reino, que consistem nos ensinamentos de Jesus; estes discursos encontram-se separados por relatos das acções e palavras de Jesus (Mt 3, 1-25, 46); e uma conclusão, que contém os relatos da Paixão e Ressurreição (26, 1 – 28, 20). Os cinco discursos são:
1)      A justiça do Reino: Sermão da Montanha (Mt 5-7);
2)      Os arautos do Reino (10);
3)      Os mistérios do Reino (13);
4)      Os filhos do Reino (18);
5)      A necessária vigilância na expectativa da manifestação última do Reino (24-25).
Todos os discursos terminam com fórmulas semelhantes, do tipo “Quando Jesus acabou de falar…” (ver Mt 7, 28; Mt 11, 1, Mt 13, 53; Mt 19, 1), terminando o último discurso com a expressão “Tendo acabado todos estes discursos…” (Mt 26, 1). 
O bloco de relatos revela Jesus como Messias e Salvador, poderosos em obras – milagres – e palavras.

Existem dois episódios-chave que dividem o Evangelho segundo São Mateus em duas partes fundamentais:

1º episódio – Pregação do Baptista, baptismo de Jesus e tentações no deserto
à  1ª parte – Jesus está só, sendo o Pai que o designa directamente; Jesus escolhe os seus discípulos e dirige-se às multidões;
2º episódio – Confissão messiânica de Pedro em Cesareia
à 2ª parte – Jesus dedica-se à formação da comunidade dos discípulos.

Em cada uma destas partes, há uma revelação da parte do Pai (1º episódio – a voz celeste presente no Baptismo) e um reconhecimento por parte dos discípulos (2º episódio – reconhecimento de Pedro e dos discípulos de que Jesus é o Messias); e em ambas as partes há um momento de tentação com a resposta “Vai-te Satanás!”.
Após cada episódio, cada parte começa com uma fórmula do tipo “A partir desse dia, Jesus começou a…”, seguindo-se um ensinamento solene (Mt 4, 17; Mt 16, 21).
O esquema de estrutura de acordo com este critério (existem outros) segue-se abaixo:

 
Prólogo: O Mistério de Jesus – contém os relatos da infância e fala sobre a sua missão à luz da ressurreição e da vida da Igreja;

1ª parte: Jesus proclama o Reino de Deus e prepara a Igreja (3-16)
à Episódio-chave: Do Antigo ao Novo Testamento
No Baptismo, Jesus é revelado pelo Pai como Seu Filho, nas tentações reorienta a vida do povo escolhido para o Reino, proclama a chegada do Reino e escolhe os discípulos.
1)      Chegou o Reino de Deus (5-9)
2)      Jesus parte a pregar o Reino e envia os seus discípulos a pregar (10-12)
3)      A opção decisiva perante a pregação do Reino (13, 1 – 16, 12)

IIª parte: A Comunidade no Reino de Deus (17-28)
à Episódio-chave: A Comunidade confessa seu Senhor (16, 13 – 17, 27)
Através da comunidade, o Pai revela o Seu Filho. Mas esta comunidade é também Satanás que tenta Jesus.
1)      O Reino de Deus passa do povo judeu para Igreja (18-23)
2)      A inauguração do Reino de Deus no Mistério Pascal (24-28)

Iniciamos, assim, com estas pequenas anotações, a leitura do Evangelho segundo São Mateus. Para esta IIª semana do Advento, proponho-vos ler e reflectir sobre o 1º capítulo deste Evangelho. Daqui a alguns dias, partilharei convosco as minhas descobertas e reflexões, ficando a aguardar as vossas.

Um abraço fraterno em Cristo e votos de uma abençoada semana!

P.S. - Para além da Bíblia Sagrada, consultei os seguintes Cadernos Bíblicos da Difusora Bíblica:
"Para ler o Evangelho segundo São Mateus, de vários autores;
"Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus", de C. Tassin;
"Narrativas da Infãncia de Jesus", de Charles Perrot.

C

2 comentários:

  1. Creio que o Evangelho de Mateus realmente foi Escrito por Mateus,um dos Apostolos de Jesus no Século I.

    ResponderExcluir
  2. O Evangelho de Mateus foi citado por Inácio de Antioquia(107),Justino(165),Irineu(202) e no Didaque(século II).o Evangelho de Mateus era muito usado pela Igreja de Jesus no Século II.
    Existe Manuscritos Gregos do Evangelho de Mateus do Ano 200.

    ResponderExcluir